Fanpage x Perfil Pessoal

Porque você não deve utilizar um perfil pessoal para divulgar o seu negócio no Facebook.

Fanpage x Perfil Pessoal

O alcance do Facebook é enorme. Estatísticas recentes indicam que em todo mundo existem mais de 1,2 bilhões de usuários ativos do Facebook. Sendo assim, o Facebook é grande demais para ser ignorado, tornando esse público promissor para os seus esforços de marketing.

Atualmente,  é comum ver um empresário usar um Perfil Pessoal no Facebook para divulgar o seu negócio. À primeira vista pode parecer uma boa idéia, pelo menos a sua empresa está no Facebook.

Mas,  este pensamento é prejudicial para o crescimento do seu negócio em vários aspectos.

Então, qual é a diferença entre uma Fanpage e um Perfil Pessoal ?

Perfil Pessoal

  • É para pessoas - e não para empresas. Na verdade, é contra as regras do Facebook anunciar em páginas pessoais. Além disso, se você configurou um Perfil Pessoal do Facebook com o nome da sua empresa e também outra página para o seu próprio uso pessoal, você está violando as regras do Facebook e uma ou ambas as contas podem ser suspensas. Os usuários do Facebook podem relatar violações usando o link "Denunciar" disponível na maioria das páginas. Sendo assim, o Facebook já deixou claro que vai tomar medidas mais agressivas para remover Perfis Pessoais utilizados para fins comerciais.  
  • Limitado a 5.000 'amigos'. Esta é provavelmente uma das razões mais importantes para você usar uma Fanpage e não um Perfil Pessoal. Porque você não vai querer limitar o número de fãs que a sua marca pode ter, não é mesmo ?
  • Alcance Limitado. Tudo o que você postar na sua linha do tempo, ficará visível apenas para os seus amigos e/ou amigos destes, de acordo com a configuração de privacidade de cada um deles. Além disso, apenas amigos com maior interatividade com o seu perfil e afinidade com o teor da sua publicação receberão a sua postagem no seu feed de notícias. E mesmo assim, apenas usuários conectados ao Facebook tem acesso a este conteúdo. O público em geral, de fora do Facebook, não consegue visualizar o conteúdo de um Perfil Pessoal. E, por este mesmo motivo, as suas postagens não serão indexadas pelos mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc).
  • Profissionalismo. Uma marca que direciona para um Perfil Pessoal, querendo ou não, passa uma idéia de amadorismo. 
  • Privacidade. Pode tornar-se extremamente irritante para os seus amigos e familiares ver o tempo todo as suas postagens de negócios. Mantenha um Perfil Pessoal para relacionar-se com seus amigos e familiares e otimize a publicidade para a sua Fanpage.

Fanpage

  • Especialmente concebida para empresas. Por este motivo, uma Fanpage é a maneira ideal para promover o seu negócio, atingir um grande público,  prospectar novos clientes e entender melhor quais informações você deve divulgar para fazer com que as pessoas freqüentem o seu local de trabalho.
  • Fãs ilimitados.  Enquanto a sua empresa não pode ter amigos no Facebook, ela pode ter fãs. Uma vez que alguém "curte" a sua empresa, ele torna-se um fã. É também mais fácil se tornar um fã do que um amigo, porque os fãs são automaticamente aceitos, enquanto os amigos devem ser confirmados antes de se tornarem ativos. Não há limite para o número de fãs que uma Fanpage pode ter.
  • Alcance global.  Sua empresa pode se comunicar com seus fãs em massa, postando atualizações, fotos, vídeos, links e outros conteúdos para a página de negócios. Estas postagens aparecem no feed de notícias de todos os usuários do Facebook que tenham curtido a sua página, se as suas configurações de privacidade assim permitir. Fanpages tem uma exposição muito mais ampla, pois mesmo as pessoas que não são membros do Facebook ou que não estiverem conectadas ao Facebook podem ver uma Fanpage. Enquanto que num Perfil Pessoal apenas os seus amigos podem curitr, compartilhar ou marcar você numa publicação, numa Fanpage qualquer pessoa pode fazê-lo. Isso aumenta consideravelmente a exposição da sua marca.
  • Apareça no Google. Ao contrário de um Perfil Pessoal, uma Fanpage tem o seu conteúdo acessível fora do próprio Facebook. Desta forma, os mecanimos de busca (Google, Yahoo, etc) conseguem indexar o seu contéudo e isso faz com que aumente e muito o alcance das suas publicações.
  • Publicidade (Facebook Ads). O Facebook também oferece a possibilidade de criar anúncios pagos, para campanhas diferentes, segmentadas e especificar qual público vai recebê-los, além de muitas outras vantagens que acabam impulsionando a popularidade, as visualizações e engajamento com a sua marca.
  • Estatísticas (Facebook Insights). Você já viu quantas pessoas visualizaram determinada foto que você postou no seu perfil do Facebook ? Não ? E nem vai ver. É que o Perfil Pessoal não oferece esse recurso. As Fanpages sim. É possível visualizar o alcance da postagem, qual obteve o maior envolvimento dos seus fãs e o melhor tipo de postagem. Isso ajuda a criar estratégias para futuras publicações, com melhor engajamento e que gerem maior interação. Ou seja, a Fanpage proporciona resultados diários, semanais e mensais, mostrando os pontos negativos que precisam ser melhorados.  
  • Twitter, Youtube e Blog no Facebook. O Perfil Pessoal até oferece uma sincronização com o Twitter de forma básica e simples. Já a Fanpage, além de colocar abas para os mais diversos objetivos, oferece ainda aplicativos bem completos e que atendem às necessidades para twitter, youtube, blog e várias outras redes sociais. 
  • Facebook Places. Ao criar a sua Fanpage, você pode conectá-lo ao seu estabelicimento ou local de trabalho. Como resultado, os horários de funcionamento são visíveis sob a sua foto da capa. Informação útil para qualquer cliente que visite a sua Fanpage. Além disso, ele também poderá efetuar o check-in ao frequentar o seu local, alertando os seus amigos que ele está em sua loja ou estabelecimento. Esta é uma ótima maneira de permitir que seus clientes promovam naturalmente o seu negócio.